Orientações

Caros(as) professores(as),


A seleção de materiais de apoio para os alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas diversas modalidades de cursos regularmente oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo representa uma etapa desafiante do trabalho de reestruturação curricular da educação básica desta Secretaria. Nos últimos anos, todos nos empenhamos em diagnosticar as necessidades dos jovens e adultos de São Paulo para melhor adequar o trabalho que vem sendo desenvolvido, pesquisando e analisando alternativas de materiais e práticas para corresponder às expectativas e direitos dessa população. Buscamos, primeiramente, nos alinhar às políticas nacionais cabíveis, adotando as referências e o material e aderindo aos exames do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Acompanhamos, com pesar, sua radical transformação e fomos obrigados a repensar a utilização do material original, embora não tenhamos abandonado seus pressupostos. Com as novas determinações do Conselho Estadual de Educação (CEE), aprovadas pela Deliberação no 82/2009, relativas à idade mínima dos que podem frequentar esses cursos, e com a crescente diminuição da distorção idade/série no ensino regular, os alunos que atualmente procuram cursos de EJA, em todas as suas modalidades, são cada vez mais jovens e, portanto, mais próximos da idade dos alunos do ensino regular, apesar de ainda apresentarem necessidades educacionais específicas.

Para definir uma proposta que atendesse a essa população, as equipes da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp) e uma comissão de especialistas avaliaram os materiais pedagógicos disponíveis para esse segmento e, também, o Currículo oficial do Estado de São Paulo e as possibilidades de sua utilização como referência para a Educação de Jovens e Adultos.

Nessa última tarefa, foram analisados os materiais de apoio ao trabalho dos professores e às aprendizagens dos alunos para a implementação da proposta curricular do Estado e considerou adequada a sua utilização nos quatro termos da EJA – Ensino Fundamental e nos três termos da EJA – Ensino Médio, com as devidas e necessárias orientações.

O projeto ora proposto contempla os direitos previstos para a educação escolar da população de jovens e adultos que busca oportunidades de aprendizagem no sistema público de ensino do Estado de São Paulo, de acordo com os pressupostos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.

São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Educação de Jovens e Adultos: Orientações para o Professor; Ensino Fundamental. São Paulo: SEE, 2010.


www.saopaulofazescola.sp.gov.br





O projeto implementado em 2010 pela SEESP para os cursos de EJA da rede pública estadual buscou contemplar os direitos previstos à educação escolar da população de jovens e adultos, de acordo com os pressupostos da Constituição, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 

Após criteriosa análise dos materiais já elaborados pela SEE-SP para o novo currículo do ensino regular, implantado a partir de 2008, a CENP optou pela utilização reorganizada desse material para a reestruturação da oferta dos cursos de EJA. 







EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio




Constituem referenciais básicos para o Planejamento Escolar em EJA:

a) O Currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento.

b) Os materiais pedagógicos disponíveis nas escolas para o desenvolvimento do trabalho de alunos e professores.

O planejamento para a organização do trabalho pedagógico na EJA deverá considerar:


I. Além dos mesmos princípios enfatizados no Currículo Oficial, os conteúdos das sequências didáticas selecionados para a EJA em cada disciplina, que definem os temas e as respectivas competências e habilidades a serem desenvolvidas. Lembramos que essa seleção foi elaborada tendo em vista a organização semestral dos cursos de EJA e os interesses dos alunos desta modalidade de ensino. Os critérios que nortearam a seleção de conteúdos e de atividades para a EJA encontram-se na apresentação do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina do currículo.



II. O quadro-resumo das situações de aprendizagem e atividades sugeridas para cada disciplina do currículo, em cada termo e nível de ensino. Esse quadro-resumo deverá nortear não apenas a utilização do material do currículo na EJA, mas também a utilização de quaisquer outros materiais didático-pedagógicos disponíveis nas escolas, inclusive os livros do PNLDEJA. Esses quadros são encontrados ao final dos conteúdos de cada termo do caderno de orientações para o professor da EJA de cada disciplina do currículo.


Fonte: Coordenadoria de Gestão da Educação Básica


www.saopaulofazescola.sp.gov.br





(Na Intranet selecionar: CGEB e Educação de Jovens e Adultos)



O documento se divide em duas partes:
Parte I – “Como aprendem as pessoas jovens e adultas?”, destacam-se alguns conceitos-chave relacionados às principais características dos estudantes jovens e adultos. São definidas as variáveis individuais de seu desenvolvimento que auxiliam os professores nas decisões sobre a organização do trabalho pedagógico para EJA. Para situar a demanda atendida atualmente, um breve histórico dos estudos iniciais sobre adultos, com destaque para os estudos andragógicos de Malcolm Knowles, será considerado. Isso justifica as razões pelas quais em EJA as abordagens ainda são pedagógicas. Entretanto, os pressupostos da andragogia, desde a avaliação diagnóstica sobre as aprendizagens dos alunos em escolaridade anterior até as questões relativas ao processo de avaliação, auxiliam a lidar com os jovens ou com a juventude, na exploração dos aspectos mais positivos envolvidos em sua interface.

Parte II – “Dificuldades de aprendizagem ou dificuldades de ensino?”, são abordadas as relações entre os fatores responsáveis nas aprendizagens dos jovens e adultos e a organização do trabalho pedagógico. São identificadas estratégias que contribuem para a articulação mais interdisciplinar entre as dimensões de desenvolvimento cognitivo, sob enfoque globalizador, previstas nos documentos legais e nos recursos didáticos disponíveis nas escolas.




Reflexões pedagógicas sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas. Secretaria da Educação, Centro de Educação de Jovens e Adultos. Stela C. Bertholo Piconez – São Paulo, 2013. Pg 11
.





Constituem referenciais básicos para o Planejamento Escolar dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos:

a) O Currículo Oficial do Estado de São Paulo para as áreas do conhecimento.

 Assim como na modalidade regular, o Currículo do Estado de São Paulo para todas as disciplinas é o fundamento do trabalho educacional, prevendo competências, habilidades e conteúdos imprescindíveis para a formação do indivíduo.

Os critérios que nortearam a seleção destes conteúdos e das atividades para a EJA encontram-se na apresentação desse material. Além disso, ao final do caderno correspondente a cada termo, o professor encontra um quadro-resumo das situações de aprendizagem e atividades sugeridas. Tal instrumento pode facilitar muito o trabalho do professor na seleção de conteúdos e materiais a serem utilizados nas aulas.

b) Materiais didático-pedagógicos complementares.

Nas escolas há uma variedade de materiais e recursos didático-pedagógicos à disposição do professor e do aluno para complementar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem e contribuir na seleção de temas e atividades que possam atender melhor às necessidades e interesses dos alunos da EJA, de acordo com os objetivos pedagógicos propostos nos planos de trabalho de cada professor.

Alguns exemplos:


Caderno do Professor e do Aluno

PNLD EJA – Multidisciplinar - Ensino Fundamental – Ciclo II

PNLD – Ensino Médio




EJA nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

As equipes pedagógicas das Diretorias de Ensino e das Unidades Escolares devem considerar alguns princípios para reflexão e discussão que devem nortear a organização do Planejamento Escolar da EJA para 2014.

Além disso, para responder ao desafio do trabalho com a EJA, sobretudo em relação ao tempo de duração do curso, é necessário que o plano de curso:

 Seja bem articulado, composto por conteúdos curriculares e temáticos pertinentes aos alunos jovens e adultos;

 Traga uma proposta interdisciplinar a fim de articular os conhecimentos das diversas áreas que compõem o currículo;

 Contemple as habilidades essenciais que possibilitem aos alunos o prosseguimento dos estudos,

 Proponha situações de aprendizagem que privilegiem o protagonismo e a argumentação na construção de seu aprendizado. MAIS







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